SOBRE O NÚCLEO DE OFICINAS TERAPÊUTICAS
_________________________________________________________________________________________
O Núcleo de Oficinas Terapêuticas, ao longo de sua existência, deparou-se com as diversas situações de risco envolvendo pessoas com deficiência intelectual e múltipla e suas famílias em situação de pobreza e vulnerabilidade social. Atendendo na área de Proteção Básica (Serviço de convivência e Fortalecimento de vínculos), Proteção Especial de Média Complexidade e também na habilitação e reabilitação da pessoa com deficiência.
Ofertamos serviços de assistência social e oficinas de psicologia, fonoaudiologia, psicopedagogia, terapia ocupacional e educação social. Os serviços ofertados são realizados inicialmente pelo serviço social, através de acolhimento às famílias da pessoa com deficiência Intelectual e ou múltipla.
Após a escuta qualificada, o usuário é encaminhadopara as oficinas que são realizadas por uma equipe multiprofissional de atuaçãointerdisciplinar composta por psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, psicopedagogos e educadores sociais. As oficinas inclusivas têm como objetivo contribuirpara que a pessoa com deficiência e/ou distúrbios emocionais que interferem na socialização, na comunicação e na aprendizagem, passe a ser participativa, potencializando aptidões, ampliando seu campo de oportunidades desenvolvendo ações que estimulem as atividades da vida diária, e/ou distúrbios emocionais que interferem na socialização, na comunicação e na aprendizagem contribuindo assim, com a prática do exercício da cidadania.
O conjunto de atividades elaboradas para a execução dos objetivos traçados inclui não só o atendimento aos usuários em si, mas também o apoio às famílias destes, pois entende-se ser fundamental a integração no núcleo familiar nos atendimentos ofertados como um caminho para atingir a autonomia social.
O NOT trabalha a garantia de direitos dos usuários, por meio de projetos, incluindo a não exclusão social, sendo atuante na região da Grande Tijuca e adjacências abrangendo as Áreas Programáticas AP1 (Rio comprido, Estácio, Catumbi, Santa Teresa, Centro, Lapa, São Cristóvão, Vasco da Gama, Cidade Nova, Caju, Benfica) e AP2(Andaraí, Praça da Bandeira, Tijuca e Vila Isabel).
Os usuários são encaminhados pelos vários equipamentos da cidade do Rio de Janeiro, tanto públicos quanto privados como o CRAS, CREAS, Escolas Municipais, bem como demandas espontâneas, dentre outros.